SERVIÇO DE DIAGRAMAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

DIAGRAMAÇÃO DE LIVROS E PERIÓDICOS ACADÊMICOS

 

 

  1. CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO
    1. 1. Diagramação do total estimado de 8.500 (oito mil) laudas de livros e periódicos acadêmicos, tanto no formato online quanto impresso, de qualquer um dos cinco cursos da FFLCH-USP: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras.
    2. 2. A diagramação de livros e periódicos acadêmicos será distribuída num período de 12 meses, sem regularidade pré-estabelecida.
    3. 3. Para esta contratação, uma lauda equivale a 1.800 caracteres com espaços.
    4. 4. As laudas poderão compor um ou mais livros e periódicos acadêmicos de texto corrido, em uma ou mais colunas.
    5. 5. O cálculo de caracteres inclui títulos, sumários, caixas de texto, tabelas, notas de rodapé, notas de fim, legendas, bibliografia e gráficos.
    6. 6. Os caracteres serão contados pelo processador de textos WORD por meio do recurso CONTAR PALAVRAS do menu REVISÃO. O número total de laudas será obtido da seguinte maneira: TOTAL DE LAUDAS = TOTAL DE CARACTERES ÷ 1.800.
      1. 6.1. Caso o total de laudas seja um número decimal, haverá arredondamento dos valores para cima ou para baixo para obter um número inteiro, conforme segue: se os algarismos decimais seguintes forem menores que 50, o anterior não se modifica; se os algarismos decimais seguintes forem maiores ou iguais que 50, ao anterior adiciona-se uma unidade. (Exemplo: 18,48 = 18 laudas, 18,50 = 19 laudas e 18,74 = 19 laudas).
    7. 7. As laudas estão distribuídas em dois tipos de diagramação:

 

Tipo de diagramação

 

Total estimado de laudas

 

Diagramação padrão

 

8.000 (oito mil) laudas

 

Diagramação complexa

 

500 (cem) laudas

 

 

  1. 7.1. Considera-se “diagramação padrão” o texto simples nos quais existam até cinco imagens recortadas no meio do texto (ou seja, que não estejam sozinhas em páginas separadas); ou até cinco tabelas complexas; ou até cinco fórmulas; ou até cinco gráficos; além das laudas de texto de 1.800 caracteres com espaços.

         1.7.2. Considera-se “diagramação complexa” o texto complexo nos quais também existam imagens e/ou tabelas e/ou fórmulas e/ou gráficos a serem compostos. É a lauda de texto de 1.800 caracteres com           espaços, na qual a diagramação também é mais trabalhosa por poder apresentar imagens recortadas no meio do texto e/ou tabelas e/ou fórmulas e/ou gráficos. Será considerado um original com laudas de texto complexo se o mesmo possuir mais de cinco imagens recortadas no meio do texto (ou seja, que não estejam sozinhas em páginas separadas); ou mais de cinco tabelas complexas; ou mais de cinco fórmulas; ou mais de cinco gráficos. Para esses quatro itens, a CONTRATANTE também enviará instruções sobre a maneira correta como deverão ser diagramados e seus estilos. As tabelas deverão ser diagramadas com o recurso “Tabelas” do InDesign e as fórmulas mais complexas deverão ser compostas em programa de ilustração ou de fórmulas matemáticas. Capas se enquadram como “diagramação complexa”, de modo que cada capa corresponde a uma lauda de “diagramação complexa”.

 

 

  1. SOLICITAÇÃO, PRAZO E ENTREGA

 

  1. 1. Os pedidos serão recebidos pelo Serviço de Compras na primeira semana útil de cada mês.
  2. 2. Os solicitantes deverão preencher o formulárioSolicitação de diagramação de livros e periódicos acadêmicos.
  3. 3. Os solicitantes deverão preencher a planilhaRelação de textos para diagramação, informando o nome da publicação, o nome do autor, o nome do arquivo e um e-mail de contato para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
  4. 4. Os solicitantes deverão encaminhar, juntamente com a planilha, o lote de textos para o e-mail: comprasfflch@usp.br.
  5. 5. Caso haja recomendações quanto à padronização e normas a serem seguidas na diagramação, os solicitantes poderão anexá-las ao formulário “Solicitação de diagramação de livros e periódicos acadêmicos”.
  6. 6. Caso seja necessário, o Serviço de Compras poderá agendar uma reunião com a empresa contratada, para maiores esclarecimentos sobre o padrão editorial da publicação.
  7. 7. O lote de textos será previamente encaminhado à empresa contratada para conferência, juntamente com a planilha com a relação dos textos e o respectivo número de laudas calculado pelos solicitantes.
  8. 8. A empresa deverá confirmar o número total de laudas do lote por meio de uma proposta com o preço registrado.
  9. 9. O Serviço de Contabilidade providenciará a emissão de Nota de Empenho com o número total de laudas do serviço e, a partir do seu recebimento, iniciará a contagem do o prazo de entrega da empresa contratada.
  10. 10. O prazo de entrega será, no máximo, 30 dias corridos a partir do envio da Nota de Empenho, porém a empresa deve entregar uma “prova” do trabalho completo no tempo máximo de 15 dias corridos.
  11. 11. O prazo para análise das provas, por parte da CONTRATANTE, será de no máximo 03 dias úteis, onde será informado se o trabalho esta de acordo com o solicitado ou se necessita de correções. As possíveis correções serão solicitadas a CONTRATADA que dever efetua-las dentro do prazo de entrega dos 30 dias corridos conforme mencionado no item 2.10

 

  1. RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS
    1. 1. Após o recebimento provisório, os solicitantes deverão verificar a conformidade do trabalho executado com as especificações constantes no edital e atestar o recebimento definitivo em até 10 (dez) dias corridos do recebimento provisório.
    2. 2. Se a qualidade ou as características do serviço entregue não corresponderem às especificações exigidas no edital, os solicitantes poderão recusar, mandar fazer, refazer ou desfazer o serviço e caberá à empresa arcar com os custos dos serviços não aceitos pela FFLCH-USP.
    3. 3. O texto poderá ser reenviado à empresa contratada até duas vezes após o primeiro recebimento. No caso de não atendimento, a empresa estará sujeita à aplicação das sanções cabíveis.
    4. 4. Assim, os arquivos com os textos diagramados (arquivos do Adobe InDesign CS5.5 ou superior e também em formato “PDF”, juntos dos arquivos abertos/destravados, com indicação de fontes tipográficas e desmembrados em PDF por artigo, quando for o caso) deverão ser entregues pela CONTRATADA à CONTRATANTE da seguinte forma:

3.4.1. Para livros, no e-mail do Serviço de Compras da FFLCH-USP (comprasfflch@usp.br). Caso não seja possível enviar os arquivos por e-mail, os mesmos deverão ser entregues em CD ROOM ou DVD no Serviço de Compras da FFLCH-USP (Rua do Lago, 717, sala 151 – Cidade Universitária – São Paulo – SP – CEP 05508-080). O Serviço de Compras será o intermediador entre CONTRATADA e RESPONSÁVEIS pelas Revistas/Periódicos e Livros, os responsáveis serão os avaliadores das provas e da diagramação final.

  1. 3.4.2. Para revistas/periódicos, via plataforma OJS (Open Journal System) ou pelo e-mail do Serviço de Compras (comprasfflch@usp.br).